Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2013

Primeira baleia-cinzenta é avistada no Hemisfério Sul :



baleia-cinzenta-animal-planet


Foto: Baleia-cinzenta vem à tona em Baja California, México. (Christophe Boisvieux/Corbis)
Há três anos, era tão claro e inequívoco: as baleias-cinzentas viviam no Pacífico Norte. Ao que parece, também viveram no Atlântico Norte, mas foram levadas à extinção por volta do século 18. Nenhuma baleia-cinzenta foi avistada na bacia do Atlântico durante quase 300 anos.
E então, uma delas apareceu. Em maio de 2010, uma baleia-cinzenta foi localizada no litoral de Israel; dois meses depois, a mesma baleia foi vista na Espanha. Tudo bem, as baleias-cinzentas quase nunca são vistas na bacia do Atlântico, mas no Hemisfério Sul, era um fato realmente inédito.
Ao menos, até o último dia 4 de maio, quando os turistas de quatro barcos de avistamento de golfinhos, que navegavam perto da Baía de Walvis, na Namíbia, observaram uma estranha baleia. Oito dias depois, fotografias tiradas por John Paterson, da Albatross Task Force, confirmaram o improvável: o cetáceo solitário era uma baleia-cinzenta – a primeira aparição registrada ao sul do equador.
A comparação entre essas fotografias e as da baleia errante do Mediterrâneo, de 2010, parece confirmar que não se trata do mesmo animal. Como Paterson escreveu no blog Namibian Dolphin Project, “A pergunta agora é: qual é a origem dessa baleia”?
Uma possibilidade é o animal ter nadado para o sul, passando pela costa do estado mexicano de Baja California e contornando a ponta da América do Sul até chegar ao Atlântico. Mas isso parece improvável, já que a baleia seria obrigada a percorrer uma distância enorme, nadando contra correntes e em mar aberto, de oeste para leste – e nenhum desses comportamentos são típicos das baleias-cinzentas.
O mais provável é que ela tenha chegado à costa da Namíbia da mesma forma que a baleia de 2010 teria aparecido no Mediterrâneo: nadando para leste ao longo da costa norte do Alasca, através da Passagem do Noroeste, no extremo norte do Canadá, até chegar ao Atlântico.
Uma vez lá, ela provavelmente se orientou mantendo a linha costeira à sua esquerda, como faria em sua viagem normal do Alasca ao México. Mas enquanto a baleia de 2010 virou para leste rumo ao Mediterrâneo, a baleia-cinzenta continuou nadando para o sul.
Por que não houve avistamentos de baleias-cinzentas no Atlântico durante 300 anos, e ocorreram dois só nos últimos três anos? Uma provável explicação reside na suposta rota que as baleias adotaram para chegar a seu destino.
Nos últimos anos, a Passagem do Noroeste tem sofrido com o derretimento crescente do gelo marinho, tornando-se aberta à navegação durante os meses de verão dos últimos cinco ou seis anos. Se os navios conseguem atravessar aquele trecho, é praticamente certo que as baleias também o façam.
O destino dessa baleia específica é incerto, mas o prognóstico – a menos que ela consiga achar o caminho de volta – não é dos melhores. Mas com um mundo em rápida transformação devido ao aquecimento global, a primeira baleia-cinzenta do Hemisfério Sul talvez não seja a última.

Fonte:
animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar siga estas regras:
* Não brigue
* Não seja ignorante
* E principalmente respeite TODAS as opiniões