Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2013

Por que os chimpanzés atacam?




chimpanze-atacam-violencia-animal-planet-post
Esses ataques podem ser graves e fatais – Foto: ThinkStock
Os chimpanzés vêm ocupando o noticiário nos últimos anos por vários ataques não provocados contra seres humanos. O último aconteceu no fim de junho no santuário Paraíso dos Chimpanzés-Instituto Jane Goodall, na África do Sul. Gravemente ferido, Andrew Oberle, um aluno da Universidade do Texas, permanece internado em uma UTI.
Oberle foi atacado por chimpanzés enquanto dava uma palestra para dezenas de turistas. O ataque brutal fez muitos se perguntarem o que teria provocado os animais. Especialistas em primatas sugerem múltiplas razões.
Eugene Cussons, diretor administrativo do santuário e apresentador do programa Paraíso dos Chimpanzés, exibido pelo Animal Planet, explicou que Oberle havia recebido treinamento antes do incidente, mas infringiu as regras de segurança ao atravessar duas cercas que separavam os primatas dos humanos. Um chimpanzé macho agarrou Oberle e o arrastou sob uma das cercas eletrificadas.
Além da conduta temerária, o fato de os agressores serem machos não surpreende os estudiosos da espécie. Sylvia Amsler, professora-assistente do Programa de Antropologia da Universidade do Arkansas em Little Rock, declarou ao Discovery Notícias que chimpanzés machos costumam apresentar comportamentos agressivos para defender ou conquistar um território.
“Esses ataques podem ser graves e fatais. No caso de um adulto, os machos se revezam espancando e saltando sobre a vítima. Os atacantes usam os caninos para morder e despedaçar a vítima, e as partes do corpo salientes, como nariz e orelhas, costumam ser arrancados durante um ataque”, comentou Amsler.
Jenny Short, diretora-assistente de administração de colônias no Centro de Pesquisas sobre Primatas da Califórnia, recorda que os chimpanzés e outros primatas não são animais domesticados.
“É preciso estar atento e tomar muito cuidado perto deles. Trabalhamos com macacos rhesus, que são bem menores que os chimpanzés, e mesmo assim, exigem precauções rigorosas. Quando vamos a um zoológico e observamos os chimpanzés, ficamos impressionados com de seu tamanho e força”.
Segundo o paleoantropólogo Alan Walker, da Universidade da Pensilvânia, mesmo que um humano e um chimpanzé tenham o mesmo tamanho, os primatas costumam utiizam toda a sua força muscular durante um ataque, enquanto os humanos tendem a recuar.
Em relação à massa corporal, os chimpanzés têm menos matéria cinzenta na medula espinhal que o homem. Essa matéria contém um grande número de células nervosas, que se conectam a fibras musculares e regulam o movimento dos músculos.
O refinado sistema motor humano permite que a realização de tarefas delicadas, como construir ferramentas complexas, fazer lançamentos precisos e manipular objetos pequenos. Mas quando os chimpanzés usam os músculos, sobretudo em situações de ataque e defesa, a ação é mais “tudo ou nada”, e cada neurônio aciona um número maior de fibras musculares”, explica Walker.“É por esse motivo que os macacos parecem ser tão fortes em relação aos humanos”, acrescenta.
Outro possível aspecto do ataque no Santuário dos Chimpanzés é o fato de seus primatas terem sido resgatados do comércio ilegal de animais e da indústria do entretenimento. Resumindo, os animais já haviam sido maltratados por humanos e poderiam se comportar de forma mais defensiva.
O santuário, localizado nos arredores da cidade de Nelspruit, é membro da Aliança de Santuários Pan-africana (PASA, na sigla em inglês) desde 2000, uma entidade que reúne 21 santuários de primatas de todo o continente. David Oosthuizen, diretor-executivo do Paraíso dos Chimpanzés, afirmou que ao longo desses 12 anos, o santuário manteve os padrões de cuidados, segurança e conservação exigidos pela associação.
“Nunca tivemos um incidente desse tipo, e fechamos o santuário para descobrir como garantir que ele não se repita”.



Fonte:
http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar siga estas regras:
* Não brigue
* Não seja ignorante
* E principalmente respeite TODAS as opiniões