Páginas

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Por que alguns animais são mais gordos que outros?

animais-gordos-mais-que-outros-animal-planet
A pele do bulldog protegia a raça no combate contra touros – Foto: ThinkStock

Os humanos costumam ser obcecados pelo peso, mas a natureza parece saber a quantidade exata de gordura que cada animal deve ter. O peso ideal depende de como cada espécie evita a morte por inanição ou pela ação de predadores, sugere uma nova pesquisa.
O estudo, publicado na revista The American Naturalist, explica como estas causas de morte costumam exercer pressões opostas sobre os animais. Armazenar muita gordura, por exemplo, ajuda os animais a sobreviverem por longos períodos sem comida, mas também reduz sua velocidade, aumentando a probabilidade de serem apanhados por predadores.
Para compensar, os animais podem ser mais fortes, mas o custo energético de manter músculos adicionais pode fazê-los passar fome mais rápido durante um período de escassez de alimento.
O estudo, conduzido por Andrew Higginson, da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade de Bristol, utilizou modelos matemáticos para calcular qual a quantidade de músculos e gordura proporcionaria as melhores chances de sobrevivência a diferentes espécies.
Um aspecto importante foi estimar em que medida a gordura aumenta os custos energéticos do movimento. Os modelos revelaram que a dimensão destes custos determinava se os animais maiores deveriam ter mais gordura que os menores ou vice-versa.
“Nossos resultados explicam as diferenças entre diferentes famílias de mamíferos. Por exemplo, morcegos maiores carregam proporcionalmente menos gordura que espécies menores, enquanto os carnívoros maiores carregam mais gordura que os menores. Entre os roedores, são as espécies de tamanho médico que abrigam a maior quantidade de gordura”, explicou Higginson em um comunicado à imprensa.
“Essas diferenças são compatíveis com as previsões dos modelos, se considerarmos os custos de transporte de gordura nestes três grupos”, acrescentou. “Os morcegos voam e arcam com custos energéticos mais altos quando carregam peso extra, enquanto os carnívoros passam a maior parte do tempo descansando e usam menos energia que os agitados roedores”.
O estudo também mostra que grande parte da variação entre as quantidades de gordura dos animais pode ser explicada pelas diferenças entre os sexos, a intensidade do esforço para obter alimento e o clima em que vivem.

Fonte:

http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar siga estas regras:
* Não brigue
* Não seja ignorante
* E principalmente respeite TODAS as opiniões