Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2013

Extraordinárias viagens migratórias

Pinguin-marcha-para-encubar-os-ovos-animal-planet
Marcha dos pinguins – Foto: Eliduke/Creative Commons
As mais variadas espécies deslocam-se permanentemente pelo mundo, apesar de nós, humanos – que vivemos cada vez mais em centros urbanos – não percebermos seus movimentos.
Muitos animais selvagens realizam migrações impressionantes em busca de melhores lugares para se alimentar e se reproduzir. Conheça algumas das mais maravilhosas:
Pinguim-imperador
Uma das travessias mais admiráveis é a realizada por essa espécie, retratada no belo filme “A Marcha dos Pinguins”. A cada ano, milhares de pinguins caminham continente adentro, distanciando-se da costa da Antártida para incubar seus filhotes com segurança. Depois de nascerem, as crias são cuidadas por seus pais em colônias distantes das placas de gelo e icebergs, abrigados dos ventos impiedosos.
Baleia-corcunda
A Baleia-corcunda é o cetáceo que empreende a migração mais longa de todos os mamíferos marinhos, percorrendo mais de 27.500 quilômetros por ano. As populações que mais se deslocam passam o verão na península do Oceano Antártico, no sul do Cabo Horn, e se reproduzem no litoral da Colômbia e da Costa Rica.
Andorinha-do-mar-ártica
Segundo um estudo da Pesquisa Antártica Britânica, essa é a espécie que realiza a mais longa migração anual do mundo, percorrendo uma trajetória de 71 mil quilômetros entre os dois polos da Terra. Sua travessia começa na Groenlândia, até chegar ao Mar de Weddell, às margens da Antártida, e encerrar o ciclo novamente na Groenlândia, onde se acasala. Durante toda sua vida, calcula-se que essa ave voe o equivalente a três viagens de ida e volta à Lua.
Andorinha-do-mar-ártico-animal-planet
Andorinha do mar Ártico – Foto: Wikimedia
Borboleta-monarca
Ela pesa menos de meio grama, mas ainda assim tem a capacidade de voar mais de 40 mil quilômetros por ano, atravessando ocasionalmente o Oceano Pacífico. Sempre em setembro, estas belas borboletas iniciam sua viagem, partindo do Canadá para o México, onde passam o inverno. No início de uma nova primavera, elas iniciam a viagem de volta, parando na Califórnia, Estados Unidos, para depositar os ovos, que darão lugar a uma nova geração. Seus descendentes então retornam ao ponto de partida.
Fonte:
animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de comentar siga estas regras:
* Não brigue
* Não seja ignorante
* E principalmente respeite TODAS as opiniões